História

HISTÓRIA DO CLUBE PALMARES.
ANOS 60
Volta Redonda, desde a sua fundação até os anos 60, apresentava uma restrita vida noturna para a população da cidade. As atividades sociais aconteciam com mais freqüência nos fins de semana nos clubes sociais, muito comuns à época, sendo estes não aceitando negros em seu quadro de associados. Assim, restava como opção as festas em casas de família ou em salões improvisados que logo receberam o nome de gafieira, visto que o pagamento era feito na portaria.

A Praça Brasil era o ponto de encontro de boa porte dos rapazes e moças daquela época. Ali, João Laureano e Nazário Dias, dentre outros colegas negros e brancos da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), e tantos outros do colégio em que estudavam, reuniam-se para conversar e socializarem. Ao aproximar das 22 horas, o grupo de amigos se dispersava, seguindo para os principais pontos de encontro da cidade, como o clube Umuarama, para o Aero Clube e ainda para o Clube Comercial, Clube Náutico e alguns outros. Enquanto alguns destes clubes desde o início já impediam o acesso aos cidadãos negros (as), outros, à medida que destacavam social e economicamente, iam excluindo aos poucos dificultando o acesso às suas dependências estes mesmos cidadãos, restando assim apenas modestos ambientes sociais, como as extintas gafieiras, as quais eram socialmente mal vistas pela população à época.Foi então que surgiu a idéia de fundação do clube, não só para eles, mas pensando no futuro de seus filhos e as próximas gerações. Era o início.
A idéia foi tomando proporções, foi motivando-os a começarem a trabalhar neste propósito. Conseguiram alguns estatutos como modelo para analisarem e assim elaboraram o deles, já agora contando com amigos que compartilhavam das idéias e propostas traçadas. Como melhor exemplo e primeira membra, a colega Maria da Glória dentre outros.
Faltava o nome do clube. Foram surgidos vários: Clube 13 de Maio, Kutuba, Fenianos, 1o de Maio e finalmente o Palmares. Foi escolhido por causa da relação existente entre o Quilombo dos Palmares e a proposta que tinham para o clube.
As primeiras reuniões foram realizadas nas dependências da CSN, no almoxarifado em madeira, e onde atualmente encontra-se localizada a rodoviária da cidade.
Após sua fundação, que se deu em 31 de janeiro de 1965, o Clube Palmares travou suas primeiras lutas para firmar-se como entidade oficial: encontrou dificuldades para fazer o registro de seu Estatuto, para organizar sua Sede Administrativa, formar seu quadro social etc.
Até o mês de Outubro de 1965, as reuniões foram realizadas na sede administrativa do Guarani Futebol Clube, no Edifício Justino Molica, ou ainda nas residências dos associados; e aos domingos, numa sala de aula do grupo escolar Trajano de Medeiros, hoje, Colégio Manoel Marinho.
No início, as promoções sociais foram realizadas nas residências dos associados com bons resultados, porém, tornaram-se impraticáveis após o crescimento do quadro social. Percebendo então a necessidade de apresentar o Palmares à sociedade e a outra parcela de associados, foi que no dia 13 de Maio de 1965 realizaram no auditório do Colégio Trajano de Medeiros a primeira promoção social e oficial, apresentando um recital de piano, grupo de dança Afro, o coral Palmarino e outras atividades.
Como não tinham sede, após um grande esforço conseguiram alugar os salões do Aero Clube de Volta Redonda, no dia 31 de Julho de 1965. Realizaram então o primeiro baile palmarino numa promoção intitulada Noite de Samba.
Para as promoções que se seguiram conseguiram, graças à boa vontade de dirigentes do Clube Comercial, a sede para realizarem as promoções palmarinas.

FUNDAÇÃO e FINS
Fundado em 31 de Janeiro de 1965 com o propósito de integração e interação do negro na sociedade brasileira. A criação do clube deveu-se às restrições impostas pela sociedade da época não admitindo negros nos quadros de associados dos clubes mais tradicionais à época, onde era muito comum o convívio social nos finais de semana.
Como o objetivo principal do Clube era a elevação cultural do negro desde o início de sua fundação, procuraram atingi-lo através do Departamento Cultural promovendo palestras com sociólogos, homens públicos, psicólogos, etc. Foi criado também um grupo para realização dos shows e pequenos esquetes e o Coral Palmares que ficou conhecido em toda a cidade como Coral Clube Palmares.
Após sua fundação, o Clube Palmares teve suas primeiras lutas para se firmar como entidade oficial: encontrou dificuldades para fazer o registro de seu Estatuto, para organizar sua Sede Administrativa, e formar seu quadro social, etc..
As primeiras reuniões foram realizadas nas dependências da CSN, no almoxarifado em madeira, e onde atualmente encontra-se localizada atualmente a rodoviária da cidade, e na sede administrativa do Guarani Futebol Clube, no Edifício Justino Molica, ou ainda nas residências dos associados, e aos domingos, numa sala de aula do grupo escolar Trajano de Medeiros, hoje, Colégio Manoel Marinho.
Fins – Considerado de Utilidade Pública Estadual pela lei 5.599 de 16/10/1965 e Utilidade Pública Municipal pela deliberação n° 796 boletim 52/66, C.N.P.J. (MF) 29.798.923/0001-12.
Propósito de integração e interação do negro na sociedade brasileira.


PROPÓSITOS A sociedade tem por objetivos principais:
• Promover, desenvolver e incentivar o estudo e pesquisa sobre do negro e sua cultura afro-brasileira no estado do Rio de Janeiro, no Brasil e no exterior;
• Promover a integração social da população local, valorização de suas origens e culturas, estudo dos seus problemas nacionais e internacionais;
• Promover reuniões de caráter social, atléticas, educacionais, cívicas e de direitos humanos;
• Promover e difundir a prática de desportos em geral;
• Propor ações que visem a integração da comunidade negra no contexto sócio-econômico, cultural, ambiental, político e na preservação de doenças étnicas;
• Promover e desenvolver o intercâmbio social, cultural e desportivo com sociedades congêneres;
• Contribuir com a sociedade como referência de apoio a consultas públicas.
Em sua fase áurea anos 60s e início dos 70s, com quadro próximo de um mil associados, promovia durante toda semana palestras culturais nos auditórios da Escola Técnica Pandiá Calógeras e no Centro Social Santa Cecília, cedidos graciosamente pelas respectivas entidades. Como o objetivo principal do Clube era a elevação cultural do negro desde o início de sua fundação, procuraram atingi-lo através do Departamento Cultural. Promoveram assim inúmeras palestras com este propósito, convidando homens públicos de expressiva importância à época, como o sociólogo Edson Carneiro, o campeão Olímpico de Atletismo Ademar Ferreira da Silva, o embaixador do Senegal Henri Arplainy Senghor (sobrinho do famoso pan-africanista senegalês Léopold Sédar Senghor), representantes de movimentos negros da cidade e outras personalidades de expressiva relevância nacional à época nas décadas seguintes.
Foi criado também um grupo para realização dos shows e pequenos esquetes e apresentação de Corais, o qual ficou conhecido em toda a região como Coral Clube Palmares. Importante registrar que a entrada era aberta a todos, sem nenhum tipo de discriminação, principalmente racial, e tantas outras promoções sociais como: serestas, democracia musical, pagode, bingo, almoço de confraternização e outros.
Como resultados satisfatórios desta pioneira iniciativa, obtiveram com sucesso o ingresso dos primeiros engenheiros negros no quadro da CSN os quais eram associados do Clube Palmares, bem como tantos outros Técnicos de Indústria, Mestres e vários outros funcionários com cargos de relevância na CSN. Na iniciativa pública houve também outras importantes conquistas, como os primeiros professores e advogados da região, além de outras áreas de profissionais liberais, sempre com o incentivo e apoio à formação acadêmica.


NOVOS TEMPOS
À partir de 1999, depois de quase duas décadas de inatividades e de abandono, o Clube Palmares reiniciou a composição de seu quadro social e diretoria administrativa, com todas as dificuldades inerentes a qualquer ideal sem recursos e sem o merecido reconhecimento e credibilidade da sociedade. Apesar de tudo, pequenas melhorias básicas de infra-estrutura, administrativa, da manutenção de atividades educacionais, sociais e culturais foram conquistadas nos primeiros anos, o que exigiu um grande esforço e boa vontade dos membros da atual e diretoria.

Atualmente o Palmares tem o reconhecimento da sociedade de Volta Redonda pelo sério trabalho e esforço de sua diretoria, com atividades e encontros voltados para aqueles que verdadeiramente se interessam pela educação, integração e capacitação do ser humano com especial atenção à comunidade negra e carente. O espaço do Palmares, eventualmente, também é cedido para realização de festividades de outras entidades locais, tais como a da Igreja Santa Rita de Cássia que se realiza todo mês de Maio, por ocasião do aniversário da Santa. Igualmente dá-se a concessão do espaço para o Centro Espírita Riqueza do Saber realização de alguns encontros.
Nos últimos anos, dando continuidade aos seus propósitos, o Clube Palmares realizou cursos de capacitação profissional em parceria com o FAT na área de eletricidade predial e residencial (2002), Realizamos também curso pré-vestibular para negros e carentes (2003), o Curso de História da África e do Afro-brasileiro (2004) e Curso Preparatório para o ingresso na Polícia Militar (2005). Também o Projeto de Capacitação do Primeiro Emprego (2005 e 2006) no ramo da culinária, atendendo a cada edição 20 jovens e, ambos do Governo Federal. em parceria com a Ação Comunitária do Brasil o Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego (PNPE) as Oficinas de Culinária com ênfase na comida africana, lanches rápidos, informática.
No ano 2008, o Palmares passou a ser a entidade âncora em Volta Redonda do Projeto Segundo Tempo do Ministério dos Esportes - Governo Federal, iniciado em Maio, além de outras atividades sociais paralelas. Participou também no conselho de Igualdade Racial do Município de Volta Redonda, aprovado pela Câmara para implementação da Lei 10.639 da capacitação de professores, junto à rede pública, para o ensino de História da África e de Afro-brasileiros.
Na área Social, promovemos todos os finais de semana tradicional pagode e ocasionalmente realizamos encontros de Capoeira, de Maculelê, Jongo, dança Afro e outras manifestações culturais e de lazer.
Estes eventos realizados nas dependências do Palmares têm como principal finalidade o estreitamento dos laços comunitários na região bem como de angariar recursos para eventuais reformas e, principalmente, para construção da nova cede para futuras atividades, projetos e comemorações para seus associados e simpatizantes do clube palmarino.
Cordiais saudações palmarinas,
Diretoria.
Clube Palmares de Volta Redonda.































Um comentário:

Unknown disse...

Parabéns pela linda trajetória e trabalhos realizados, que o Clube possa realizar muito mais em 2016.